A Decrease font size. A Reset font size. A Increase font size. 6pf2g

MEDALHA HISTÓRICA – Janio Varjão é prata no Sul -Americano e se torna a nova promessa do atletismo nacional 4v171

Da Redação

Com apenas 21 anos, fundista de Barra do Garças quebra a marca dos 14 minutos nos 5.000 metros e garante medalha histórica para o Brasil em sua estreia na categoria adulta.

O atletismo brasileiro tem uma nova estrela em ascensão. Jânio Varjão, atleta da Barra do Garças Associação de Atletismo (MT), conquistou neste domingo (27/04) a medalha de prata na prova dos 5.000 metros no Campeonato Sul-Americano Adulto de Atletismo, realizado em Mar del Plata, na Argentina. Com o tempo de 13:55.88, novo recorde pessoal, ele se torna o primeiro atleta mato-grossense da história a correr a distância abaixo dos 14 minutos – uma marca simbólica no cenário das corridas de fundo.

Aos 21 anos, Jânio estreou na categoria adulta da seleção brasileira com um desempenho histórico. Ele deixou para trás atletas experientes do continente e só foi superado pelo colombiano Carlos San Martin (13:54.34). O chileno Ignacio Velasquez completou o pódio, com 13:59.81. Além da prata, Jânio praticamente garantiu sua vaga no Campeonato Pan-Americano Sub-23 deste ano, consolidando-se como a principal revelação da modalidade no país.

“Foi uma prova muito forte, e essa conquista é fruto de muito trabalho e fé. Agradeço a Deus, à minha equipe e a todos que acreditam em mim”, afirmou o atleta, que nasceu em Aragarças (GO) e treina em Barra do Garças sob a orientação do professor Sivirino dos Santos.

O vice-prefeito de Barra do Garças e técnico da Barra do Garças Associação de Atletismo, Professor Sivirino, que também é referência no desenvolvimento do atletismo regional, destacou o impacto da conquista:

“Esses resultados são frutos de um trabalho coletivo, sério e comprometido. Cada atleta deu o seu melhor, e isso mostra que estamos no caminho certo. Agradeço ao governador Mauro Mendes, ao secretário estadual de Esporte e Lazer David Moura e aos programas Projeto Olimpus e Bolsa Atleta, que têm sido fundamentais para que nossos jovens tenham condições de competir em alto nível. Essa conquista é também da cidade de Barra do Garças, que abraça o esporte como ferramenta de transformação social.”

O feito de Jânio o coloca entre os quatro brasileiros que correram abaixo de 14 minutos nos 5.000 metros nos últimos oito anos – ao lado de nomes como Ederson Vilela, Altobeli Silva e Thiago do Rosário.

Essa vitória é compartilhada por toda uma rede de apoio que tem contribuído para o fortalecimento do atletismo no Vale do Araguaia. A Barra do Garças Associação de Atletismo agradece aos parceiros que tornam esse sonho possível: Unimed Araguaia, Escola Coopema, Prefeitura de Barra do Garças, Projeto Olimpus, Projeto Ponto do Esporte, Governo do Estado de Mato Grosso, deputado Beto Dois a Um, Barra Pharma, INFOBARRA, Splendore Odontologia Digital, Academia Phisicus, Instituto de Cardiologia Dr. Pedro Ribeiro e Find Your Pace Lab (Dr. Danilo).

Jânio Varjão é mais que uma promessa — é um símbolo de que com oportunidade, estrutura e trabalho sério, é possível transformar talentos locais em protagonistas do cenário esportivo nacional e internacional.

 

Seja o primeiro a comentar sobre "MEDALHA HISTÓRICA – Janio Varjão é prata no Sul -Americano e se torna a nova promessa do atletismo nacional" 6j63v

Deixe um comentário Cancelar resposta 601z2p

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*